Curso de qualificação e Gestão do Futebol finalizou neste sábado

Publicado em: 23/10/2017

O Município de Teixeira de Freitas sediou neste final de semana o Curso de Qualificação em Gestão do Futebol, o evento aconteceu no auditório do Sindicado APLB.

O evento deu início na sexta-feira (20/10) as 18:00 hs com o Credenciamento e em seguida foi vez de apresentar os palestrantes logo após o Prof. Ney Santos (Sudesb e DEF/Faced/UFBA) inciou sua palestra com o Tema: Teoria Geral da Administração – Políticas Setoriais do Esporte, Gestão do Futebol.

Estiveram presentes neste primeiro dia várias pessoas ligadas ao Esporte da região, entre eles o Edinaldo Gois (Rádio Caraípe/PortalT1/A. D. Santa Fé), Professor Bruce (Karatê),Leonardo Gois (Arena Futgirls), Gerson Portela e Dênis Moura (AAPTF), Pit de CaravelasCleuber Rios de Mucuri, Valdeni de Jucuruçú, Carlos  Góis de Mucuri, o Arbitro Alex Marques de Alcobaça, Reynaldo Oliveira  (Boquinha Polêmica) Jaelson Baleia e Luciano (LFTF) entre outros além de alguns Empresários de Teixeira de Freitas.

Durante todo o dia deste sábado foram abordados diversos assuntos relevantes ao Desporto Amador, claro que sempre o futebol tomava as atenções tanto dos palestrantes como dos alunos do curso.

No início deste sábado foi abordado um dos assuntos mais interessantes pois trata-se de investimento no esporte que foi o Marketing Esportivo Cases, Relatos de vivências e Plano de Mídia e Merchandising com o Palestrante: Marco Costa.

Logo após foi a vez de ser discutida e estudada os Direitos Esportivos com o Palestrante enviado pela FBF o Sr Manfredo Lessa que explanou diversos assuntos referentes a Lei Pelé, Estatuto do Torcedor, sempre com a participação dos alunos que usaram de suas palavras questionando os palestrantes.

Após o descanso para o almoço o curso voltou com uma Palestra importantíssima com o Tema: Elaboração e Gestão de Projetos, Elementos de um Projeto e Oficina de Elaboração de Projetos Esportivos com os Professores Enrique Carlos (FBDP) / Wilton Brandão (SUDESB), neste tema foi feita uma oficina para elaboração de um projeto esportivo, assunto que foi muito produtivo para os participantes pois teve que em pouco tempo elaborar e apresentar um projeto.

Em seguida foi o momento mais emocionante, a vez do Ex Atleta Profissional e um dos maiores ídolos da história do EC BAHIA o BEIJOCA, sempre descontraído e emocionado ele falou sobre sua conturbada carreira, os altos e baixo e a vida pregressa que viveu durante anos no futebol, mais também contou seu lindo testemunho de vida, onde a exato 25 anos deixou a vida de bebidas e farras e se dedicou integralmente a Obra de Deus onde hoje em dia realiza palestras e é “usado” como garoto propaganda do Marketing do clube baiano, momento que deixou todos emocionados e que serviu para um grande aprendizado a todos que compareceram, Beijoca falou também sobre as peneiras e projetos como escolinhas de futebol, Beijoca tem cerca de 400 gols marcados na sua carreira e atuou além do EC BAHIA, jogou também no CR FLAMENGO, SPORT entre vários outros clubes e encerrou sua carreira aos 39 anos no Camaçari da Bahia.

No último assunto do curso com o Tema: Relações Interpessoais e Ética: Relacionamento entre dirigentes, atletas, público, arbitragem, empresários e imprensa, a Palestrante: Cláudia Pedral (Terapeuta Ocupacional) realizou uma divertida palestra, sempre alegre e participativa efetuou diversas dinâmicas com o grupo de participantes onde focou na ética e nas relações interpessoais.

Para um dos participantes o Professor Naldo Gois do A. D. Santa Fé de Teixeira de Freitas ” O curso ficará marcado em minha vida, pois além de ter a honra de conhecer um ídolo no futebol tivemos a possibilidade de aprender muitos assuntos relevantes ao nosso trabalho.” destacou o Professor Naldo.

O evento foi considerado inédito em nossa região e excelente na concepção dos participantes, e que contou com diversas pessoas ligadas ao esporte da região extremo sul, Fato marcante e triste ao mesmo tempo foi o total desinteresse por parte da Secretária de Esportes que não teve nenhum representante e também não se justificaram, além dos professores de Escolinhas que só teve o Professor Galego representando a categoria.

No final foram entregues os certificados de participação com carga horária de 16 horas.

Agradecer a presença do Sr Amadeu Ferreira  da Web Rádio Regional e Claudio Pereira da Eldorado FM, o evento teve a cobertura completa e ao vivo da Radio Caraípe FM com a Equipe “OS CAMPEÕES DA BOLA e do Site www.portalt1.com

Vale lembrar que este projeto é realizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Lembrando que a participação no evento é totalmente gratuito e aberto a todos segmentos.
 O mesmo curso voltará a região Extremo Sul nos dias 8,9 e 10 de dezembro na Unopar em Eunápolis.